Projeto Energia Cidadã no Município de Alto Rio Doce: mais um benefício às famílias de baixa renda

SDC15027

A Prefeitura de Alto Rio Doce e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) firmaram uma parceria que beneficiará quase mil famílias de baixa renda do município. O projeto Energia Cidadã prevê a troca de lâmpadas e até mesmo geladeiras em diversas casas. O lançamento oficial ocorrerá no dia 16 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 9 horas, no salão do Centro de Pastoral.

Nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, foi realizada uma reunião no Paço Municipal para definir os detalhes do projeto em Alto Rio Doce. Participaram do encontro o prefeito Dr. Wilson Teixeira Gonçalves Filho; a Diretora do Departamento Municipal de Assistência Social e Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do município, Dirce Antunes; representantes da CEMIG; e a Assistente Social, Simone Monteiro.

De acordo com o agente de relacionamento com o Poder Público da Cemig, Murilo Sebastião de Resende, o Energia Cidadã tem como objetivo trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED e geladeiras antigas por novas, de menor consumo de energia, As famílias de baixa renda são identificadas pelo município por meio do CRAS.

Em Alto Rio Doce, 945 famílias serão beneficiadas com o projeto. Elas receberão visitas técnicas que farão a troca das lâmpadas. No município, a previsão é de que sejam substituídas cerca de 4.700 lâmpadas e até 35 geladeiras. Segundo a Cemig, o investimento é de aproximadamente R$ 190 mil (Cento e noventa mil reais).

Curso de Bordado acontece no CRAS

SDC14965

SDC14960

SDC14963

O curso de Bordado (Pontos Básicos) é oferecido gratuitamente para os moradores de Alto Rio Doce, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Minas. As aulas acontecem no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e começaram na terça-feira, dia 23, e vão até sábado, dia 27 de janeiro.

Em março serão oferecidos outros dois cursos (Vaqueiro e Desdobramento de Toras), em parceria com o Sindicato Rural de Barbacena. Para informações, o interessado deve se dirigir até a sede do CRAS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, na Praça de Esportes, s/nº. Telefone (32) 3345-1981.

CRAS oferece cursos gratuitos

O CRAS está recebendo inscrições para cursos profissionalizantes totalmente gratuitos, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Minas e o Sindicato Rural de Barbacena. Neste primeiro trimestre de 2018 serão oferecidas três opções para os moradores de Alto Rio Doce.

Entre os dias 23 e 27 de janeiro (terça a sábado) haverá curso de Bordado (Pontos Básicos), com turma de 10 a 12 pessoas, maiores de 14 anos.

Em março, nos dias 9 e 10 (sexta e sábado), será realizado o curso de Desdobramento de Toras, com turma de 8 a 10 pessoas, e o interessado deve ter feito curso para manusear motosserra.

E entre os dias 12 e 16 de março (segunda a sexta), haverá curso de Vaqueiro, com turma de 10 a 12 pessoas, maiores de 18 anos.

Para se inscrever, basta se dirigir até a sede do CRAS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, na Praça de Esportes, s/nº, munido de comprovante de endereço, RG e CPF. Telefone (32) 3345-1981.

Crianças receberam presentes do Papai Noel no CRAS

Papai Noel distribuiu os presentes para alunos do CRAS

Papai Noel distribuiu os presentes para alunos do CRAS

Alunas de Vitorinos durante apresentação de dança

Alunas de Vitorinos durante apresentação de dança

Dezenas de crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Alto Rio Doce ganharam nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, presentes de Natal.

A festa aconteceu no período da tarde na sede do CRAS e reuniu moradores de Alto Rio Doce e dos Distritos de Abreus e Vitorinos. A comemoração contou ainda com lanche e bolo.

Com muita alegria, a garotada que pediu os presentes por meio de cartinhas, recebeu os mimos das mãos do Papai Noel. Ainda foram realizadas apresentações de dança por parte dos alunos dos cursos oferecidos no CRAS.

CRAS oferece curso gratuito de corte e costura

corte-e-costura-logo-desktop

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Alto Rio Doce, em parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Minas, oferece mais um curso para a população de Alto Rio Doce. Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Corte e Costura. As vagas são limitadas.

As aulas acontecerão entre os dias 4 e 8 de dezembro, das 8h às 17 horas. Os interessados devem comparecer ao CRAS de Alto Rio Doce para fazer a inscrição. O endereço é Praça de Esportes, s/nº. Telefone para informações (32) 3345-1981.

Obs.: O aluno deverá levar sua máquina de costura para realização do curso.

Dia do Servidor Público em Alto Rio Doce

Funcionários públicos participaram da palestra

Funcionários públicos municipais participaram da palestra

Professor Evandro Andrade também falou sobre ética

Professor Evandro Andrade também falou sobre ética

Prefeito Wilson realizou palestra sobre direitos e deveres dos servidores

Prefeito Wilson realizou palestra sobre direitos e deveres dos servidores

O Município de Alto Rio Doce realizou uma palestra para servidores municipais com o tema “Servidor Público – Direitos e Deveres”. O prefeito Wilson Teixeira Gonçalves Filho enfatizou vários pontos sobre o profissionalismo e a ética no setor público. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Pastoral, no dia 30 de outubro.

O palestrante foi o professor Evandro Albuquerque de Andrade que, juntamente com o prefeito fez com que os servidores repensassem sobre suas condutas no dia-a-dia. A oratória girou em torno do Tema “A Ótica (e o som) da Ética – como pensar as relações interpessoais”.

Foram ressaltados valores como ética, lealdade, iniciativa, responsabilidade e profissionalismo. E também o combate à vaidade, mau humor, falta de foco, desânimo, disputas de poder e incentivar a mudança de posturas.

O objetivo foi reciclar os conhecimentos dos funcionários e promover a política de bom atendimento ao público que solicita diariamente serviços nas repartições de todo o município.

Segundo os servidores, foi uma tarde agradável e muito proveitosa para os seguimentos públicos participantes da palestra.

Escola promoveu festa para crianças

foto12

foto4 foto8

A Escola Municipal Professor Aristides da Mota Marinho realizou, no dia 6 de outubro, uma festa para celebrar o Dia das Crianças. Com muita animação, os alunos contaram com a presença de personagens de histórias infantis, Mickey e Minnie (de Walt Disney), além de animadores. A comemoração teve bolo, cachorro quente e refrigerante para a garotada.

A festa contou com a presença do prefeito dr. Wilson Teixeira Gonçalves Filho; da vice-diretora da escola, Jacqueline Carvalho; da secretária geral da prefeitura, Vera Lúcia Pereira; da diretora do Departamento de Assistência Social, Dirce Alves Antunes, entre outros convidados, funcionários e familiares. A unidade conta atualmente com cerca de 230 alunos de todo o município.

foto5

Prefeitura cria comitê para combater mosquito da Dengue

20170929_141036

A Prefeitura de Alto Rio Doce criou um Comitê de Mobilização Social em Saúde e Combate à Dengue. A ação visa unificar os diversos setores municipais e ainda contar com a colaboração de entidades públicas estaduais, como a Polícia Militar, além da sociedade civil para combater a doença. O encontro aconteceu na Secretaria de Saúde na tarde da sexta-feira, dia 29 de setembro.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo de Vasconcelos Fortuna, a criação do comitê tem como objetivo fortalecer as ações de combate à doença no município e envolver todos os setores da Prefeitura.

“Este Comitê foi criado para que a gente possa discutir ações práticas que possam ser feitas nas situações em que há riscos para a saúde pública. Estamos seguindo uma norma do Ministério da Saúde sobre o tema”, disse ele, lembrando que em regiões de Minas Gerais e no Nordeste do País ocorreu, no ano passado, uma epidemia de Dengue.

A presidente do Comitê e coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Isamara Araújo Bittencourt, ressaltou que a população está convidada para participar das reuniões e dar sugestões para o combate ao mosquito.

As reuniões acontecem sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 14 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Praça Ernestina Couto da Silva Moreira, s/nº.

JIMI – São João Del Rei – Futsal feminino é campeão da Etapa Regional

A Etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) foi disputada na cidade de São João Del Rei. O torneio reuniu atletas de várias modalidades, de 22 cidades participantes, dentre elas o município de Alto Rio Doce, que já havia sido campeão no Futsal feminino na Etapa microrregional, em Cataguases. Parabéns à grande equipe!

Já na fase seguinte, em São João Del Rei, a equipe sagrou-se novamente vencedora e conseguiu mais um troféu como campeã da 2ª Fase Regional. A final contou com a presença do vice-prefeito, sr. Roberto Xavier Ribeiro (Bebeto), que prestigiou as atletas.

IMG_1014

Trófeu da Etapa Regional, disputada em São João Del Rei

IMG_1012

Atletas campeãs do futsal feminino

IMG_1015

Atletas campeãs ao lado do vice-prefeito Bebeto

Fica registrado nosso incentivo às jogadoras de Alto Rio Doce para que cada vez mais se empenhem nas práticas esportivaIMG_1013s e se beneficiem deste lazer que vai além das quadras de esportes.

Fotos – Caminhada Cívica

SDC14543

Alunos da EM Raul Soares na concentração da Caminhada Cívica

SDC14550

Estudantes da EE São José

SDC14695

Concentração final em frente à Rodoviária

SDC14592

Alunos da EM Raul Soares destacaram a Natureza

SDC14720

Palanque com as autoridades presentes

SDC14689

Caminhada foi encerrada em frente da Rodoviária

SDC14659

Alunos do 3º ano C da EE São José destacaram a Cultura da Paz

SDC14665

Fanfarra do Instituto Padre Cunha

SDC14605

Estudantes da EM Raul Soares

SDC14643

Alunos da EM Prof. Aristides da Mota Marinho

SDC14727

Cabo PM Cunha, prefeito Wilson Teixeira Gonçalves Filho, Tenente PM Diemerson Neves, Capitão PM Leonardo Coelho (da esquerda para a direita)