Como utilizar o site da Prefeitura

Última Atualização: 02/12/2014 às 11:42h

A fim de que se faça pleno uso dos recursos, das páginas e das informações do site, vamos entender aqui como usá-lo.

Página Principal

Nessa página, é apresentado um conjunto de matérias que podem abranger eventos da cidade, ações da prefeitura e das Secretarias e também assuntos importantes para os cidadãos da cidade.

Menu do Topo

A primeira coisa que vemos no site na parte de cima são várias palavras, isso se chama menu. Esse menu possui essas palavras que quando clicadas levam até a informação que tem relação com a palavra clicada.

Nas palavras que possuem um símbolo “>” ao lado, você poderá ver um novo conjunto de palavras se abrindo bem em baixo, para isso você deve apenas colocar o ponteiro do mouse em cima dessa palavra.

OBS: O ponteiro do mouse geralmente é um triângulo branco que percorre a tela pelos comandos de arrastar que você faz.

Exemplo:

Se uma pessoa quiser a “localização” de nossa cidade, o caminho é pelo menu “A Cidade ” > “Localização”. Veja:

Barra Lateral

A barra lateral do site possui vários blocos com informações e links que são palavras que quando clicadas te levam até outra página sobre o mesmo assunto.

Um dos blocos é o “Menu Rápido”. Ali você encontrará as principais informações que estão também presentes no menu do topo que está sempre visível mesmo rolando a página para baixo.

Os outros blocos são “Novidades“, “Links Úteis“, “Previsão do Tempo” e “Enquetes“.

Novidades – Apresenta informações gerais sobre qualquer coisa relacionada ao site, à prefeitura ou à cidade.

Links Úteis – São outros sites possivelmente úteis para os cidadãos de nossa cidade.

Previsão do Tempo – Apresenta uma previsão para os próximos três dias. Como é uma previsão, pode não se confirmar, é apenas uma previsão.

Enquetes – Apresenta perguntas importantes para a prefeitura entender as opiniões e posicionamentos da população.

Caixa de Pesquisa

A caixa de pesquisa fica na parte superior do lado direito do site. Ao clicar em um símbolo que representa uma lupa (1), que faz referência à pesquisa, aparecerá uma caixa de pesquisa em baixo (2). clique ali e escreva palavras diretas do assunto que deseja como “licitação”, “Obra da rua tal”, “limpeza do córrego tal”, “Festa de tal coisa”, “Encontro de tal coisa” e assim por diante. É feito uma pesquisa por vez.

Para finalizar a pesquisa clique enter no teclado e aguarde aparecer o resultado em uma nova página. No resultado talvez não apareça a palavra que você digitou no título nem na descrição, certamente está dentro da página ou matéria que surgiu na lista de resultados.

lupa

resultado

Rodapé do site

No rodapé, existem informações como o número do telefone e do fax e o horário de Expediente.

Logo abaixo existem links como “Ligue para a Prefeitura”    ●    “RSS Feed”*   ●    “Enviar e-mail”   ●    “Mapa do Site”   ●    “Comunicar Erros”

* –  RSS Feed  – Uma pessoa interessada em obter as notícias ou as novidades da Prefeitura deve incluir o link do feed deste em um programa ou serviço leitor de RSS (também chamado de agregador). Este software (ou serviço, se for um site) tem a função de copiar as novas informações do site da prefeitura do conteúdo dos feeds e mostrá-lo em sua tela.

Quando se acessa de celulares e tablets:

Como são muitos itens, talvez o que você queira não apareça no menu com três traços ao lado da lupa. Então é melhor rolar e passar por todas as matérias até chegar no bloco verde chamado “Acesso Rápido”.

Quando se usar a lupa para pesquisar, clique no próprio teclado virtual do tablet ou do celular em alguma opção que confirme o que você terminou de digitar. Geralmente o referido botão tem o símbolo de lupa também ou “ir” ou “feito” ou “ok”.

menu_acesso_r

Qualquer informação entre em contato pelo telefone (32) 3345-1270 ou pelo e-mail portal.altoriodoce@gmail.com