Cidade fará destinação adequada do lixo e terá coleta seletiva

lixo reciclado

O município de Alto Rio Doce a partir de fevereiro inicia mais uma etapa em busca de uma cidade mais ecológica: a adequada destinação dos resíduos sólidos domiciliares. A área de transbordo, localizado no antigo aterro sanitário receberá os resíduos proveniente da coleta, e transportado para o aterro sanitário dirigido pela Eco3, localizado no município de Conselheiro Lafaiete. A medida faz parte de uma das metas descritas no Plano Municipal de Saneamento Básico de Alto Rio Doce.

Outras medidas adotadas pelo governo serão importantes para a melhoria da qualidade ambiental do município, como a implementação da coleta seletiva de lixo em todos os bairros, a ser implementada também em meados de fevereiro. A coleta seletiva funcionará da seguinte maneira: a população deverá separar os materiais recicláveis (plásticos, embalagens, vidro, metal, papel e papelão) dos orgânicos (resto de alimentos) e rejeitos (por exemplo, resíduos de banheiro, fraldas descartáveis, isopor, etc.).

A coleta do material reciclável se dará nas terças e quintas-feiras, enquanto a coleta dos resíduos orgânicos e rejeitos serão nas segundas, quartas e sextas-feiras e sábados. A partir do mês de fevereiro não haverá mais coleta de lixo domingos e feriados. É necessário que a população abrace a causa, com a separação adequada de lixo.

Sua colaboração contribui para um ambiente saudável e responsável. Quaisquer dúvidas, entrem em contato com o e-mail ard.meioambiente@gmail.com ou pelo telefone (32) 3345-1290 para melhores esclarecimentos sobre a separação do lixo.

Abrace essa causa, e ajude a preservar o que é nosso!

Redação: Carlos Frederico Baumgratz Figueirôa
Gestor Ambiental – Prefeitura Alto Rio Doce
Praça Ernestina Couto Silva Moreira, S/N, Centro

Dia do Servidor Público em Alto Rio Doce

Funcionários públicos participaram da palestra

Funcionários públicos municipais participaram da palestra

Professor Evandro Andrade também falou sobre ética

Professor Evandro Andrade também falou sobre ética

Prefeito Wilson realizou palestra sobre direitos e deveres dos servidores

Prefeito Wilson realizou palestra sobre direitos e deveres dos servidores

O Município de Alto Rio Doce realizou uma palestra para servidores municipais com o tema “Servidor Público – Direitos e Deveres”. O prefeito Wilson Teixeira Gonçalves Filho enfatizou vários pontos sobre o profissionalismo e a ética no setor público. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Pastoral, no dia 30 de outubro.

O palestrante foi o professor Evandro Albuquerque de Andrade que, juntamente com o prefeito fez com que os servidores repensassem sobre suas condutas no dia-a-dia. A oratória girou em torno do Tema “A Ótica (e o som) da Ética – como pensar as relações interpessoais”.

Foram ressaltados valores como ética, lealdade, iniciativa, responsabilidade e profissionalismo. E também o combate à vaidade, mau humor, falta de foco, desânimo, disputas de poder e incentivar a mudança de posturas.

O objetivo foi reciclar os conhecimentos dos funcionários e promover a política de bom atendimento ao público que solicita diariamente serviços nas repartições de todo o município.

Segundo os servidores, foi uma tarde agradável e muito proveitosa para os seguimentos públicos participantes da palestra.

Educação promoveu 1ª Conferência Municipal

SDC14900

Professor Evandro Andrade falou sobre as diferenças entre dar uma boa aula e preparar um miojo

SDC14898

Professores da rede municipal durante a Conferência de Educação

Professores e educadores de Alto Rio Doce participaram nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, da 1ª Conferência Municipal de Educação, no Auditório da Central da Pastoral. Foram realizadas palestras e debatidas questões como gestão, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a relação entre professor e aluno. O objetivo do evento foi preparar os educadores para futuras ações semelhantes em nível intermunicipal, estadual e nacional.

Antes das palestras, houve apresentações de alunos das escolas municipais Aristides da Mota Marinho e Raul Soares. As palestras foram realizadas pelo professor Evandro Albuquerque de Andrade, que falou sobre a atual convivência entre aluno x professor, recheado de bom humor e exemplos do cotidiano dos educadores.

Outra palestra foi feita pelo representante do governo estadual, Samuel Gazolla, a respeito da meta 19 do PNE, que trata de assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação. A terceira palestrante foi feita pela educadora Renata Viol, que falou sobre o PNE, Plano Municipal de Educação e Eixos Temáticos.

O prefeito Wilson Teixeira Gonçalves Filho lembrou que foram e continuam sendo realizadas reformas em escolas municipais. Ele afirmou também que a Prefeitura está em processo de licitação para compra de veículos para o setor e um terreno no Distrito de Vitorinos, onde será construída uma escola de Educação Infantil.

A secretária municipal de Educação, Simone Dias Martins Gonçalves, afirmou que muitas metas do PNE foram cumpridas, mas ainda há muito a ser feito. “O sonho de construir uma Educação de qualidade tem um preço. E nem todos estão dispostos a pagar por ele. O preço é o trabalho incessante e a disposição para recomeçar sempre que necessário”, ressaltou a secretária.

Após as palestras, foram realizados debates sobre os temas expostos e eleitos representantes municipais visando as conferências intermunicipal, estadual e nacional.

Alunos recebem orientações contra a Dengue

WhatsApp Image 2017-10-26 at 2.58.35 PM(1)

Desde a segunda-feira, dia 23, acontece em Alto Rio Doce a “Semana D” de mobilização ao combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A equipe de Agentes de Saúde e Coordenadora de Endemias, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família realizam as ações nas escolas e unidades de saúde.

Nesta quinta-feira, dia 26, foram feitas panfletagens no posto de saúde Florestal e na unidade localizada no Distrito de Vitorinos. Além disso, também foi realizada uma encenação teatral na Escola Municipal Raul Soares e na Escola Estadual Dr. José Otávio Couto, com alunos, professores e funcionários.

Os agentes estavam caracterizados como mosquitos Aedes aegypti, transmissor da doença, e explicaram aos estudantes as formas de combate ao inseto, que pode provocar Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, essa mobilização tem o objetivo de conscientizar e incentivar toda população a realizar ações de combate ao mosquito transmissor do Vírus.

WhatsApp Image 2017-10-26 at 3.59.42 PM (1)

Escola promoveu festa para crianças

foto12

foto4 foto8

A Escola Municipal Professor Aristides da Mota Marinho realizou, no dia 6 de outubro, uma festa para celebrar o Dia das Crianças. Com muita animação, os alunos contaram com a presença de personagens de histórias infantis, Mickey e Minnie (de Walt Disney), além de animadores. A comemoração teve bolo, cachorro quente e refrigerante para a garotada.

A festa contou com a presença do prefeito dr. Wilson Teixeira Gonçalves Filho; da vice-diretora da escola, Jacqueline Carvalho; da secretária geral da prefeitura, Vera Lúcia Pereira; da diretora do Departamento de Assistência Social, Dirce Alves Antunes, entre outros convidados, funcionários e familiares. A unidade conta atualmente com cerca de 230 alunos de todo o município.

foto5

Prefeitura cria comitê para combater mosquito da Dengue

20170929_141036

A Prefeitura de Alto Rio Doce criou um Comitê de Mobilização Social em Saúde e Combate à Dengue. A ação visa unificar os diversos setores municipais e ainda contar com a colaboração de entidades públicas estaduais, como a Polícia Militar, além da sociedade civil para combater a doença. O encontro aconteceu na Secretaria de Saúde na tarde da sexta-feira, dia 29 de setembro.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo de Vasconcelos Fortuna, a criação do comitê tem como objetivo fortalecer as ações de combate à doença no município e envolver todos os setores da Prefeitura.

“Este Comitê foi criado para que a gente possa discutir ações práticas que possam ser feitas nas situações em que há riscos para a saúde pública. Estamos seguindo uma norma do Ministério da Saúde sobre o tema”, disse ele, lembrando que em regiões de Minas Gerais e no Nordeste do País ocorreu, no ano passado, uma epidemia de Dengue.

A presidente do Comitê e coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Isamara Araújo Bittencourt, ressaltou que a população está convidada para participar das reuniões e dar sugestões para o combate ao mosquito.

As reuniões acontecem sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 14 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Praça Ernestina Couto da Silva Moreira, s/nº.

Praça da Rodoviária vira espaço de diversão

20171004_085328  SDC14842

20171004_090236  SDC14849

 

Os alunos de escolas municipais de Alto Rio Doce viveram um dia diferente na quarta-feira, dia 4 de outubro. A Praça da Rodoviária virou um verdadeiro espaço de diversão para as crianças. O local ganhou vários brinquedos e a garotada garantiu a alegria e clima de festa.

Programada pela Secretaria de Educação do município, a festa em comemoração ao Dia das Crianças contou com Trenzinho da Alegria, escorregadores infláveis, piscina de bolinhas, pula-pula e futebol de sabão. Houve distribuição de lanche e algodão doce. A garotada não desanimou nem mesmo com a garoa que caiu em alguns momentos.

O evento ocorreu em dois períodos, pela manhã e tarde, para garantir a diversão de todos os estudantes. Um dos pontos principais da animação das crianças e até mesmo dos adultos foi a participação de personagens de desenhos da televisão, como Frajola e Piu Piu, que tiraram fotos com os estudantes e pais, e fizeram muitas brincadeiras.

Escola Raul Soares promoveu Festa da Primavera

rainha primavera em raul soares7rainha primavera em raul soares5rainha primavera00rainha primavera em raul soares2rainha primavera em raul soares4

Familiares e amigos de alunos prestigiaram no sábado, dia 23 de setembro, a Festa da Primavera, promovida pela Escola Municipal Raul Soares. No evento, realizado na Praça de Esportes, foi conhecida a estudante eleita Rainha da Primavera e a festa terminou com um baile, com animação de banda.

Maria Fernanda Cardoso Furtado, do 5º Ano, aluna da professora Carminha, foi a escolhida como Rainha da Primavera, entre outras 21 concorrentes que participaram de votação popular. Maria Fernanda e as demais princesas desfilaram no evento.

A diretora da escola, Feliciana Iatarola Couto Amaral, lembrou que as candidatas recolheram os votos nas últimas semanas pelas ruas da Cidade. A escola tem cerca de 320 alunos do Ensino Fundamental.

“Deixamos todos ficarem com essa expectativa de quem seria a mais votada para a Rainha da Primavera para a última hora mesmo. Somente na festa ela foi conhecida, e todos gostaram muito, as mães elogiaram os desfiles e incentivaram as filhas a participar do evento, e as crianças também gostaram”, disse a diretora.

Também aconteceram apresentações dos estudantes tendo a Primavera como tema. A banda que animou a festa é formada por alunos da Escola Estadual São José.