Caminhada Cívica aborda temas sociais

Alunos da EM Raul Soares ressaltaram a importância da Ecologia

SDC14637

Estudantes da EM Prof. Aristides da Mota Marinho

Moradores e alunos de escolas de Alto Rio Doce participaram na manhã da quarta-feira, dia 6, de uma Caminhada Cívica em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil, celebrados no dia 7 de setembro. Vários temas sociais como violência contra crianças e mulheres; respeito às diferenças; ecologia e democracia foram lembrados em cartazes e faixas.

O evento contou com a presença de várias autoridades municipais, como o prefeito de Alto Rio Doce, Wilson Teixeira Gonçalves Filho; da secretária municipal de Educação, Simone Dias Martins Gonçalves; da secretária geral, Vera Lúcia Pereira; do secretário municipal de Saúde, Gustavo de Vasconcelos Fortuna; das diretoras das Escolas Municipais e diretora da Escola Estadual; e representantes da Polícia Militar, como o Capitão PM Leonardo Coelho de Medeiros, do 9° Batalhão; e o Tenente PM Diemerson Leonardo da Silva Neves.

Em seu discurso, o prefeito enfatizou os ideais de Independência e Liberdade lançados em 1822.  E cada equipe escolar abordou um tema diferente. A Escola Municipal Prof. Aristides da Mota Marinho lembrou a violência infantil em nosso País, e no combate a essa situação. O Grupo da Terceira Idade lembrou do legado que será deixado para as futuras gerações.

A Escola Municipal Raul Soares associou cada cor da Bandeira Nacional a um determinado tema. O verde sobre a natureza que será deixada para nossos filhos. O amarelo-ouro às riquezas do patrimônio nacional que são dilapidadas. O azul fez refletir sobre a qualidade do ar que respiramos. E o branco pela paz, em alusão a uma verdadeira guerra civil que a sociedade enfrenta todos os dias.

A Escola Estadual São José levou para as ruas temas atuais. Estudantes do 9° ano C empunharam a bandeira do respeito às diferenças, com a participação de alunos da Apae. A turma do 2° ano C demonstrou reflexões sobre a violência contra a mulher, reconhecendo o papel e importância dela na sociedade. Os alunos do 3° ano A lembraram da campanha “Setembro Amarelo”, pela valorização da vida e contra o suicídio. Já o 3° ano B foi enfático no contexto atual do País com temas contra a corrupção, por um Brasil mais justo e a luta pela Democracia. O 3° ano C ressaltou a cultura da paz e da tranquilidade pública.

A concentração aconteceu por volta das 8h em frente à Escola Municipal Raul Soares, passando pela Igreja Matriz São José, seguindo pela Rua Coronel José Gonçalves M. Couto (Rua do Meio) e chegada em frente à Rodoviária, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras do Município, do Estado e do Pavilhão Nacional.

A banda do 9° Batalhão da Polícia Militar participou da festividade, juntamente com a Fanfarra do Instituto Padre Cunha, e representantes das escolas em cavalaria conduzindo bandeiras das agremiações. A Caminhada Cívica contou ainda com servidores da Secretaria de Saúde de Alto Rio Doce, que enfatizaram para a população os cuidados na prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue.