Capacitação para Gestores de Unidades de Conservação

Meio Ambiente participa de Curso de Capacitação em Belo Horizonte

      Ocorreu em Belo Horizonte no dia 18 de setembro de 2019 o Curso de Capacitação para Gestores de Unidades de Conservação, ministrado pela Associação Mineira de Municípios – AMM, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas – IEF. Apesar da limitação de vagas, o Departamento de Meio Ambiente do município de Alto Rio Doce esteve presente junto com outros 59 municípios mineiros.

       O curso teve como objetivo a orientação ao Fator de Qualidade (FQ) para fins de ICMS Ecológico, a partir da nova Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental nº 234/2019. A nova deliberação buscou ajustar os parâmetros incluídos no FQ para adequação à realidade dos municípios. Outros pontos abortados foram a nova metodologia para elaboração dos Planos de Manejo, orientação importante também nas propostas de sua revisão, e a consolidação dos conselhos das unidades de conservação do estado.

       Importante para o desenvolvimento ambiental do município, a Área de Proteção Ambiental (APA) Alto Rio Doce busca melhorias em sua gestão. Com o conhecimento adquirido sobre os processos de gerenciamento e melhorias para consolidação e revisão adequada do Plano de Manejo, a gestão APA buscará melhorar sua eficiência com seu fortalecimento. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, que reponde também como conselho da unidade, reunirá no próximo dia 27.

      Para maiores informações, entre em contato com o Departamento pelo telefone (32) 99828-2507 ou pelo e-mail ard.meioambiente@gmail.com.