Educação promoveu 1ª Conferência Municipal

SDC14900

Professor Evandro Andrade falou sobre as diferenças entre dar uma boa aula e preparar um miojo

SDC14898

Professores da rede municipal durante a Conferência de Educação

Professores e educadores de Alto Rio Doce participaram nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, da 1ª Conferência Municipal de Educação, no Auditório da Central da Pastoral. Foram realizadas palestras e debatidas questões como gestão, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a relação entre professor e aluno. O objetivo do evento foi preparar os educadores para futuras ações semelhantes em nível intermunicipal, estadual e nacional.

Antes das palestras, houve apresentações de alunos das escolas municipais Aristides da Mota Marinho e Raul Soares. As palestras foram realizadas pelo professor Evandro Albuquerque de Andrade, que falou sobre a atual convivência entre aluno x professor, recheado de bom humor e exemplos do cotidiano dos educadores.

Outra palestra foi feita pelo representante do governo estadual, Samuel Gazolla, a respeito da meta 19 do PNE, que trata de assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação. A terceira palestrante foi feita pela educadora Renata Viol, que falou sobre o PNE, Plano Municipal de Educação e Eixos Temáticos.

O prefeito Wilson Teixeira Gonçalves Filho lembrou que foram e continuam sendo realizadas reformas em escolas municipais. Ele afirmou também que a Prefeitura está em processo de licitação para compra de veículos para o setor e um terreno no Distrito de Vitorinos, onde será construída uma escola de Educação Infantil.

A secretária municipal de Educação, Simone Dias Martins Gonçalves, afirmou que muitas metas do PNE foram cumpridas, mas ainda há muito a ser feito. “O sonho de construir uma Educação de qualidade tem um preço. E nem todos estão dispostos a pagar por ele. O preço é o trabalho incessante e a disposição para recomeçar sempre que necessário”, ressaltou a secretária.

Após as palestras, foram realizados debates sobre os temas expostos e eleitos representantes municipais visando as conferências intermunicipal, estadual e nacional.