Hiperdia , porque é importante se cadastrar e participar das ações em grupos

    HIPERDIanigif-p baixoA é  um sistema de cadastramento e acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades do SUS. Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo poderá definir o perfil epidemiológico desta população, e o consequente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.
     Segundo o Ministério da Saúde hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9; e Diabetes Mellitus é uma doença de causa múltipla que ocorre, quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue (Hiperglicemia). A insulina é produzida pelo pâncreas e é essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar glicose (açúcar) como principal fonte de energia.
     Diante deste exposto, podemos identificar a importância da participação de todos os usuários que são cadastrados no sistema para garantirem a continuidade e a excelência do serviço que lhes são ofertados.
No município de Alto Rio Doce acontecem mensalmente, em todas as regiões URBANAS e RURAIS, ações em grupos de HIPERDIA, que são realizadas pelos enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio da Família (NASF).

Gustavo de Vasconcelos Fortuna
Enfermeiro e Secretário Municipal de Saúde
Alto Rio Doce – MG
(32) 3345 – 1271 ou 98474-6585