Meio Ambiente

 

                DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE MESA REDONDA EM BARBACENA

 

              Evento promovido pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais propõe discussão sobre os desafios da gestão ambiental municipal.

           O gestor ambiental do Departamento de Meio Ambiente do Município de Alto Rio Doce, Carlos Baumgratz, participou na última quarta-feira, 22 de maio, de uma mesa redonda sobre “Gestão Ambiental Pública”, promovida pelo Instituto Federal do Sudeste Minas Gerais – Campus Barbacena. Primeiro debate da semana acadêmica de meio ambiente, o evento, que ocorre até sexta-feira (24/05), e conta com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área.

         Na ocasião, foram apresentadas experiências profissionais na área de gestão do meio ambiente no âmbito municipal, os projetos atuais assim como seus problemas de execução, além da promoção de debate acerca dos desafios de gestão. Foram abordados os principais temas executados pelo Departamento de Meio Ambiente do Município, como coleta seletiva, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA e a Área de Proteção Ambiental Alto Rio Doce, além das alternativas de destinação adequada de resíduos específicos. O contato com instituições de ensino superior promove novas possibilidades de execução de ações, com a confluência de equipe técnica e pesquisas científicas relevantes para o desenvolvimento socioambiental do município.

           A mesa redonda também contou com a presença do técnico de meio ambiente do Município de Carandaí, Paulo Henrique Dias Campos, e do vereador da Câmara Municipal de Barbacena, Thiago Campos Martins. O evento contou com a mediação do Professor do Instituto Federal, Dr. Glauco França.