Outubro Rosa: Postos de Saúde abrirão neste sábado

images

Todos os postos de saúde de Alto Rio Doce, na sede e distritos, funcionarão neste sábado, dia 28, para atender as mulheres no dia D da Campanha Outubro Rosa. O atendimento acontecerá a partir das 7 horas e serão realizados procedimentos e orientações contra o câncer de mama. Vários exames foram feitos no município durante esse mês, que é dedicado à mulher.

O objetivo da ação é estimular a prevenção contra a doença e promover a saúde da mulher. Nas unidades de saúde, haverá panfletagem com informativos sobre o câncer de mama, dicas de como fazer o auto-exame e coleta de exames preventivos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer e Ministério da Saúde, a cada ano são esperados no Brasil cerca de 55 mil novos casos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano.

Há vários tipos de câncer de mama e a doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Existe tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).