Outubro Rosa

Outubro Rosa

         A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Rio Doce, aderida à campanha Outubro Rosa que tem como objetivo principal a conscientização e alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.

MAMOGRAFIA

         O Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalos máximos de 2 anos visando a detecção precoce do Câncer de mama.
Para mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento de Câncer de mama, recomenda-se mamografia anual a partir dos 35 anos de idade.
São considerados grupos de risco:
• Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de ovário ou de mama,

Exame Citopatológico / Papanicolau / Preventivo

         O exame citopatológico, inclusive o chamado “preventivo ginecológico”, envolve uma avaliação morfológica celular determinante para a detecção, por exemplo, de uma pré-malignidade ou malignidade, o que quando associado a um quadro clínico específico, permite ao médico direcionar o paciente para um tratamento clínico ou cirúrgico.

         Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

         Informamos que em todas as Unidades Básicas de Saúde de Alto Rio Doce realizam a coleta para o exame CITOPATOLÓGICO, e as mamografias são encaminhadas para realização nos municípios de Barbacena e Conselheiro Lafaiete.