Vacina contra Febre Amarela tem dose integral em Alto Rio Doce

20180126_111319

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Alto Rio Doce têm a vacina contra a Febre Amarela para imunizar a população. A cidade está em uma área de risco, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, mas até o momento, nenhum caso da doença foi registrado. Mesmo assim, a meta é vacinar 100% da população do município. No Estado de Minas Gerais já existem casos confirmados.

As doses aplicadas na Cidade não são fracionadas, como ocorre nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em Alto Rio Doce, a vacina tem dose integral e já imuniza a pessoa por toda a vida. Lembrando que a vacina passa a fazer efeito no organismo após um período de dez dias.

“Em nossa Cidade, as gestantes não serão vacinadas. Elas só serão imunizadas se estiverem em área de risco ou forem viajar para esses locais, após passarem por avaliação medica. No caso dos idosos acima de 60 anos, é necessária a recomendação médica para que a pessoa possa tomar a vacina e evitar efeitos colaterais”, disse a coordenadora do PSF (Programa de Saúde da Família), Lázara Rafaela Cardoso da Silva.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Rio Doce, equipes da pasta estão percorrendo as casas na zona rural para imunizar os moradores contra a doença. Vale lembrar também que não há casos de Dengue no município.

O vírus da Febre Amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Os sintomas iniciais incluem início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.