Cidade fará destinação adequada do lixo e terá coleta seletiva

lixo reciclado

O município de Alto Rio Doce a partir de fevereiro inicia mais uma etapa em busca de uma cidade mais ecológica: a adequada destinação dos resíduos sólidos domiciliares. A área de transbordo, localizado no antigo aterro sanitário receberá os resíduos proveniente da coleta, e transportado para o aterro sanitário dirigido pela Eco3, localizado no município de Conselheiro Lafaiete. A medida faz parte de uma das metas descritas no Plano Municipal de Saneamento Básico de Alto Rio Doce.

Outras medidas adotadas pelo governo serão importantes para a melhoria da qualidade ambiental do município, como a implementação da coleta seletiva de lixo em todos os bairros, a ser implementada também em meados de fevereiro. A coleta seletiva funcionará da seguinte maneira: a população deverá separar os materiais recicláveis (plásticos, embalagens, vidro, metal, papel e papelão) dos orgânicos (resto de alimentos) e rejeitos (por exemplo, resíduos de banheiro, fraldas descartáveis, isopor, etc.).

A coleta do material reciclável se dará nas terças e quintas-feiras, enquanto a coleta dos resíduos orgânicos e rejeitos serão nas segundas, quartas e sextas-feiras e sábados. A partir do mês de fevereiro não haverá mais coleta de lixo domingos e feriados. É necessário que a população abrace a causa, com a separação adequada de lixo.

Sua colaboração contribui para um ambiente saudável e responsável. Quaisquer dúvidas, entrem em contato com o e-mail ard.meioambiente@gmail.com ou pelo telefone (32) 3345-1290 para melhores esclarecimentos sobre a separação do lixo.

Abrace essa causa, e ajude a preservar o que é nosso!

Redação: Carlos Frederico Baumgratz Figueirôa
Gestor Ambiental – Prefeitura Alto Rio Doce
Praça Ernestina Couto Silva Moreira, S/N, Centro

Dia do Servidor Público em Alto Rio Doce

Funcionários públicos participaram da palestra

Funcionários públicos municipais participaram da palestra

Professor Evandro Andrade também falou sobre ética

Professor Evandro Andrade também falou sobre ética

Prefeito Wilson realizou palestra sobre direitos e deveres dos servidores

Prefeito Wilson realizou palestra sobre direitos e deveres dos servidores

O Município de Alto Rio Doce realizou uma palestra para servidores municipais com o tema “Servidor Público – Direitos e Deveres”. O prefeito Wilson Teixeira Gonçalves Filho enfatizou vários pontos sobre o profissionalismo e a ética no setor público. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Pastoral, no dia 30 de outubro.

O palestrante foi o professor Evandro Albuquerque de Andrade que, juntamente com o prefeito fez com que os servidores repensassem sobre suas condutas no dia-a-dia. A oratória girou em torno do Tema “A Ótica (e o som) da Ética – como pensar as relações interpessoais”.

Foram ressaltados valores como ética, lealdade, iniciativa, responsabilidade e profissionalismo. E também o combate à vaidade, mau humor, falta de foco, desânimo, disputas de poder e incentivar a mudança de posturas.

O objetivo foi reciclar os conhecimentos dos funcionários e promover a política de bom atendimento ao público que solicita diariamente serviços nas repartições de todo o município.

Segundo os servidores, foi uma tarde agradável e muito proveitosa para os seguimentos públicos participantes da palestra.

Prefeitura cria comitê para combater mosquito da Dengue

20170929_141036

A Prefeitura de Alto Rio Doce criou um Comitê de Mobilização Social em Saúde e Combate à Dengue. A ação visa unificar os diversos setores municipais e ainda contar com a colaboração de entidades públicas estaduais, como a Polícia Militar, além da sociedade civil para combater a doença. O encontro aconteceu na Secretaria de Saúde na tarde da sexta-feira, dia 29 de setembro.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo de Vasconcelos Fortuna, a criação do comitê tem como objetivo fortalecer as ações de combate à doença no município e envolver todos os setores da Prefeitura.

“Este Comitê foi criado para que a gente possa discutir ações práticas que possam ser feitas nas situações em que há riscos para a saúde pública. Estamos seguindo uma norma do Ministério da Saúde sobre o tema”, disse ele, lembrando que em regiões de Minas Gerais e no Nordeste do País ocorreu, no ano passado, uma epidemia de Dengue.

A presidente do Comitê e coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Isamara Araújo Bittencourt, ressaltou que a população está convidada para participar das reuniões e dar sugestões para o combate ao mosquito.

As reuniões acontecem sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 14 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Praça Ernestina Couto da Silva Moreira, s/nº.

Prefeitura está habilitada para compor Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga

O processo eleitoral para a nova composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga – 2017/2021, foi realizado no dia 20 de setembro, através do edital de convocação IGAM N° 01/2017, quando divulgou sua lista final de habilitados. A Prefeitura de Alto Rio Doce, junto com outros 27 poderes públicos municipais, foi considerada apta a compor o comitê. A próxima etapa consiste na definição de membros titulares e suplentes para composição do comitê.

O comitê apresenta uma importância singular no desenvolvimento de captação de recursos destinados a cuidados ambientais. Um exemplo deste efeito foi a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Alto Rio Doce – PMSB, em que contém perspectivas de melhoria nas áreas que norteiam os objetivos dos sistemas inerentes a um saneamento básico adequado: abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem urbana; e resíduos sólidos. Para informações sobre o PMSB, clique aqui.

Sobre o Comitê – O CBH Piranga foi instituído em 20 de dezembro de 2002, através do Decreto Estadual N° 43.101, com base na Lei Federal Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, passando a integrar o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De caráter normativo e deliberativo, tem a competência de promover a gestão participativa das águas, no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga. Entre seus principais objetivos estão a promoção de programas e políticas voltados à preservação, recuperação e desenvolvimento sustentável da bacia.

Também conhecido como Parlamento das Águas, o Comitê é uma instância colegiada, formada por representantes dos poderes públicos (municipais, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica navegação, lazer, turismo e pesca). É composto por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos em processo democrático.